sexta-feira, 23 de setembro de 2016

Blog entrevista Ana Paula Neves (PRB), candidata à Vereadora de SP

Foto: Reprodução - Facebook

O Blog do Leandro Leite entrevista a candidata à Vereadora da cidade de São Paulo, Ana Paula Neves, do PRB. 

Confira a entrevista abaixo:


1. A senhora é a favor do recesso no meio do ano da Câmara Municipal?

Não sou a favor do recesso da Câmara Municipal no meio do ano.

2. Essa é sua primeira eleição que a senhora disputa? Porque a senhora quer ser Vereadora da maior cidade do país?

É a minha primeira vez como candidata. Decidi entrar nessa disputa por uma insatisfação como cidadã. Não me sinto representada na política, e, em vez, de reclamar ou ficar desesperançosa, decidi transformar a minha insatisfação em ação. Pensei: O que um vereador deveria ter para ser o meu representante. E, com base nas respostas, fui me qualificar pois a minha experiência profissional como repórter de tv, embora importante por mostrar o impacto que o descaso do governo traz à vida dos cidadãos, me parecia insuficiente para me tornar vereadora da minha cidade que é a maior cidade do país. Como não existem cursos para vereador, prefeito, etc, fiz diversos cursos que me deram conhecimentos pertinentes à função de um vereador - Gestão Pública, Financeira e Orçamentária; estudei a Lei Orgânica do município e a Lei de Responsabilidade Fiscal. Após essa qualificação, me senti motivada para me candidatar a vereadora.

3. Qual será seu maior desafio na Câmara Municipal?

O maior desafio do vereador é, também, o maior desafio de qualquer político, atualmente: conquistar a confiança do eleitor.  Eu mesma faço a minha campanha política. Nas ruas ou nas redes sociais, reforço a importância desse vínculo que deve existir entre o representante e o representado. Se votarmos em qualquer pessoa, porque encontramos um santinho eleitoral no chão, por exemplo, nem lembraremos o nome do indivíduo para cobrar as melhorias de que a cidade precisa. Portanto, o eleitor tem que se responsabilizar, também. O voto é um exercício de cidadania que não termina no dia das eleições. A continuidade dessa relação entre vereador e eleitor é fundamental para que a cidade prospere. Citei a confiança como principal desafio pós eleição porque quanto mais paulistanos participarem dos trabalhos na Câmara municipal, cobrarem os vereadores, fiscalizarem o trabalho de quem eles elegeram, melhor para a cidade.

4. O candidato Celso Russomanno, que é do seu partido (PRB), está em cima do muro em relação ao Uber. Uma hora ele diz que é contra e outra diz que é a favor. E a senhora, é a favor ou contra?

Eu sou a favor do Uber e dos taxistas. Acredito que um profissional não inviabiliza o trabalho do outro. Do mesmo jeito que a tv não deu fim ao radio e a internet não acabou com a televisão. Há espaço para todos e quem ganha com a concorrência é a população.

5. A senhora é a favor do aumento do IPTU?

Em vez de aumentar impostos, sou a favor do corte de gastos. Por isso, defendo a importância de termos vereadores qualificados para a função, e não só por terem conhecimento teórico, mas por conhecerem a cidade e se importarem com as pessoas, Só quem se importa com as pessoas consegue fazer melhores escolhas que valorizem o uso do nosso dinheiro. Por ser repórter de tv há 15 anos, conheço de perto o que falta à população. Quero ser uma vereadora da qual os eleitores vão se orgulhar. 

6. Candidata, agora falando sobre transporte público, aqui na zona sul a população sofre com as péssimas condições que o Terminal Jardim Ângela opera. Muitas linhas tiveram seus pontos fora do terminal pelo pouco espaço tem que para os ônibus e claro que com isso nos dias de chuvas, a população sofre ainda mais, já que as linhas que vão para o Centro ficam do lado de fora. Como Vereadora, a senhora pode ajudar essa região que foi abandonada, não só pelos últimos prefeitos, mas também pelos vereadores que só aparecem lá em ano de eleição?

Vereadores têm de ser fiscais da cidade. Está vendo a importância de votarmos em pessoas com as quais nós tenhamos contato?! Assim, a cobrança é efetiva e o bairro não fica esquecido. Fico indignada com tamanho descaso. Se os moradores do Jardim Ângela considerarem que eu estou à altura do que eles esperam de um vereador, farei o meu melhor para honrar cada voto confiança.

7. Na eleição desse ano tivemos algumas mudanças no horário eleitoral no Rádio e na TV, com apenas 10 minutos de duração e somente para os candidatos à Prefeitura da capital paulista. Isso de algum modo atrapalha os candidatos a Vereador?

A mudança no horário político por conta da minirreforma eleitoral prejudicou a campanha porque agora as inserções dos candidatos a vereador aparecem nos intervalos comerciais e muita gente não assimila que é uma propaganda política. Eu, que já sou uma pessoa, relativamente conhecida por trabalhar como repórter de tv em uma grande emissora há 12 anos, encontro, diariamente, pessoas que me conhecem da tv, mas que se surpreendem ao saber que eu sou candidata a vereadora porque não me viram no horário eleitoral.

8. A senhora é repórter da Rede Record, e provavelmente fazendo reportagens nas periferias a senhora deve ter notado como essas regiões foram abandonadas. Qual serão seus projetos para as regiões periféricas da cidade de São Paulo?

Quero ser uma vereadora para a cidade inteira. Qualificada para atender às necessidades dos paulistanos de norte à sul, de leste à oeste. Melhorando a gestão do orçamento de SP, podemos focar no que é prioritário para cada bairro. Por exemplo, segurança da mulher no Capão Redondo e Itaim Paulista - os dois bairros com mais casos de estupros na capital; o descaso com a saúde de quem mora no Campo Limpo - já que o Hospital do Campo Limpo é o campeão de queixas por falta de atendimento e por aí vai. Conhecer os problemas da cidade e estabelecer prioridades para resolvê-los é o primeiro passo. Não existe fórmula mágica, mas se houver interesse político, a solução acontece.

9. Umas das polêmicas da gestão do prefeito Fernando Haddad foram as tentativas de tirar os cobradores de ônibus, algo que não aconteceu já que o prefeitura perdeu todas na justiça de SP e Brasília, e a Câmara Municipal ficou bem dividida nessa questão. A senhora é a favor ou contra a permanência dos cobradores nos ônibus?

Eu sou a favor da permanência dos cobradores nos ônibus, mas com outras atribuições. Os cobradores podem ser mais produtivos informando os passageiros  sobre o itinerário, fiscalizando o uso dos assentos preferenciais e zelando pela ordem dentro do coletivo - como intervir em caso de assédio, orientando a mulher a mudar de lugar e, assim, deixando claro que percebeu o abuso.

10. Algo que eu não gosto de um vereador, é quando ele prioriza determinada região de SP, penso que eles tem que trabalhar por toda cidade. Isso é lei ou é escolha do vereador? A senhora também defende isso de priorizar determinada região e abrir mão das outras?

Leandro, a cidade de SP tem mais de 2000 bairros e 55 vereadores. Logo, nunca teremos todos os bairros representados na Câmara Municipal. Porém, as eleições não são distritais, são municipais. E o vereador tem de ser útil à cidade toda. Assim, volto à tese de que temos de votar em alguém com quem tenhamos contato, alguém que demonstre interesse pelas pessoas e de quem não vamos nos esquecer. Assim, ficaremos a vontade para cobrar melhorias para o nosso bairro. E, pra quem não sabe, todos os vereadores estão no Palácio Anchieta, que fica no Viaduto Jacareí, no centro de SP. E têm a obrigação de atender a todos os cidadãos por telefone ou pessoalmente. Eu quero ser uma vereadora da cidade. E, acredite, de mim os eleitores não vão se esquecer. Ao contrário, vou trabalhar muito para que todos que me apoiarem nessa eleição votando 10321, sejam tratados com o respeito e o carinho que merecem.

11. Ana Paula Neves, o Blog do Leandro Leite agradece por sua participação na nossa sabatina online. Obrigado.

Eu agradeço a oportunidade de divulgar a minha candidatura no Blog do Leandro Leite. Informação gera transformação.

Nenhum comentário: