terça-feira, 13 de setembro de 2016

Blog do Leandro Leite entrevista Livia Fidelix, candidata à Vereadora de SP pelo PRTB

Resultado de imagem para livia fidelix
Foto: Divulgação
O Blog do Leandro Leite entrevista a candidata à Vereadora de SP,  Livia Fidelix, pelo PRTB.

Confira a entrevista abaixo:

1. A senhora é a favor do recesso no meio do ano da Câmara Municipal? 

Sou a favor desde que os vereadores usufruam o recesso no meio do ano em sua finalidade. Neste período não ocorre sessões ordinárias, reuniões de comissões e audiencias públicas, porém, pode ser interrompido caso algo de urgência aconteça. Lembrando que este recesso acontece geralmente em anos eleitorais.

2. Candidata, a senhora se candidatou a vários cargos, como Vereadora e Deputada Estadual pelo PRTB, porém, não conseguiu se eleger em nenhuma delas. Na sua opinião, qual seria o motivo da população não ter te elegido em nenhum desses cargos até o momento? 

Na minha primeira disputa eu não era muito conhecida, mas aos poucos a população começou a entender meu trabalho - tanto que tive uma evolução de votos já na segunda vez. Além disso, acredito que o próprio sistema eleitoral corrobora para que apenas as chapas fechadas com a estrutura tenha visibilidade e, assim, não é fácil sequer concorrer. Infelizmente, nossa democracia é falha e os candidatos não têm espaço igualitário para que o eleitor conheça plenamente seu cada um. 

3. Qual será seu maior desafio na Câmara Municipal? 

Fazer alianças e com a finalidade de apresentar e aprovar projetos e medidas nas quais acreditamos, adiantando que o critério será em prol de uma cidade que proteja os valores familiares, éticos e progressistas. Acredito que tudo isso não será difícil, pois a Câmara pede renovação e mudança.

4. Quais são seus projetos para as periferias da capital paulista? 

São muitos, mas saliento que descentralizar os investimentos, apoiando mais fortemente a reurbanização de favelas, propor um seguro calamidade para quem perde tudo devido aos estragos das chuvas, onda verde nas regiões periféricas, novos conjuntos habitacionais, melhorando o saneamento básico. Agora, falando em educação pública municipal, a volta dos orientadores escolares para auxiliar pais e professores, liberando os docentes para sua atividade exclusiva de ensinar e também implantar o dentista na escola a fim de diminuir substancialmente e até erradicar as doenças bucais, entre tantos outros que vocês podem conferir em meu site – www.liviafidelix.com.br. 

5. A senhora é a favor do aumento do IPTU? 

Absolutamente contra! Onerar ainda mais o munícipe é bom para quem? Alta de imposto entrava a vida da família e desaquece a economia com a queda do consumo.

6. O prefeito Fernando Haddad reduziu as velocidades nas Marginais e em principais avenidas da cidade. A senhora é a favor ou contra a redução da velocidade? 

Sei que essa é uma decisão do executivo, mas como vereadora o meu lado é claro: contra a indústria da multa e a favor do cidadão que não aguenta mais essas medidas indefensáveis. A população não foi consultada e infelizmente a intenção real é de penalisar e não educar a população. Sou contra medidas radicais impostas dessa maneira.

7. Na eleição desse ano tivemos algumas mudanças no horário eleitoral no Rádio e na TV, com apenas 10 minutos de duração e somente para os candidatos à Prefeitura da capital paulista. Isso de algum modo atrapalha os candidatos a Vereador?

 Obviamente atrapalha, além de ser injusto porque privilegia as grandes legendas que – sabemos – são focos de corrupção. Os vereadores ficaram sem horario eleitoral – o que impossibilita a população de conhecer os candidatos pelo maior meio de comunicação.

8. Nesse ano de 2016 a cidade de SP passou por um grande sufoco com a rivalidade que foi criada entre Uber x Táxi. Tivemos muitos protestos dos taxistas para o prefeito Haddad não liberar o Uber, algo que não aconteceu. A senhora é a favor do Uber? 

A questão não é ser contra ou a favor do Uber, mas como a coisa toda aconteceu. Defendo uma revisão profunda na relação do poder público com taxistas e motoristas do Uber. Deixo claro que não sou contra o Uber, mas também não podemos prejudicar a classe dos taxistas. Podemos igualar direitos de concorrência.

9. Recentemente flagrei dois guardas da GCM multando motoristas na Marginal Pinheiros próximo da Estação Granja Julieta da CPTM. O que a senhora pensa a respeito? 

Acredito que a GCM deve ser totalmente repensada porque hoje está a serviço da indústria da multa e não em combater o crime contra o patrimônio municipal – função para qual foi criada.

10. Algo que eu não gosto de um vereador, é quando ele prioriza determinada região de SP, penso que eles tem que trabalhar por toda cidade. Isso é lei ou é escolha do vereador? A senhora também defende isso de priorizar determinada região e abrir mão das outras? 

O vereador tem como uma de suas principais funções fiscalizar o poder executivo, visando melhorias para a cidade junto com a função na elaboração da lei Orgânica do município, uma espécie de Constituição Municipal. Alguns vereadores estão à frente de lutas como educação, saúde, esporte, dentre outras. Não é obrigatório conseguir emendas e fazer projetos para uma região (isso fica a critério dele). Obviamente, conheço melhor a região na qual eu cresci e, por isso, fica mais fácil lutar por ela, mas isso não impede de ajudar outras. Aliás, meus projetos e do PRTB são para São Paulo em sua totalidade. 

11. Livia Fidelix, o Blog do Leandro Leite agradece por sua participação na nossa sabatina online. 

Obrigado!




Nenhum comentário: